TEMA:

A escassez da água


Objetivos:

. Observar  as principais causas que agravam a falta de água no planeta.
. Conscientizar os educandos à respeito do problema da falta de água no planeta, chamando a atenção para o fato de que todo o planeta esta em grava risco.
. Questionar quais os métodos adequados a serem realizados para ajudar na preservação de água doce no planeta.
. Fazer a relação entre a questão da escassez da água e a busca do homem para satisfazer suas necessidades, visando as modificações feitas no meio ambiente para adquiri-las.


Metodologia:

. 1º Momento
Iniciar a aula falando que quase 900 milhões de pessoas vivem sem água limpa em todo mundo, enfatizando que o Brasil ainda está longe dessa realidade, apresentando um gráfico que mostre quais os países que mais sofrem com essa escassez.



 
. 2º Momento
Distribua cópias do poema " POEMA DA ÁGUA" de Raul Machado e juntamente com os alunos faça a leitura. Em seguida realiza uma discussão, de forma que todos participe, a respeito da água e qual consequência que ela sofrerá com a ação do humana.

. 3º Momento
Peça aos alunos que formem pequenos grupos e desenvolva um texto que contenha soluções e prevenções para a conservação da água doce no planeta.

. 4ºMomento
Forme uma roda de conversa e aborde a relação que existe entre as mudanças tecnológicas, sociais e esquecimento da preservação natural, chamando mais atenção para o derramamento de petróleo, a quantidade de lixo que estão sendo jogados e o escoamento de esgoto nos rios.

. 5º Momento
O encerramento da aula será exibido o vídeo " A CARTA ESCRITA NO ANO DE 2070".

Recursos Didáticos

Computador, Data Show, gráfico, caneta, folhas A-4, Vídeo a Carta escrita no ano de 2070, folhas xerocopiadas.

Avaliação

A avaliação será realizada mediante a participação dos alunos nos diálogos propostos em sala de aula





































Comentários