Plano de Aula das Inteligências Multiplas
TEMA: Inteligência Naturalista
OBJETIVO GERAL: Trabalhar a maçã no contexto da Inteligência naturalista, nas áreas cognitivas, nas condutas de habilidades adaptativas e de forma interdisciplinar desenvolver a leitura e escrita e a matemática.
METODOLOGIA:
⦁ Área cognitiva.
⦁ Percepções
⦁ Auditiva – Iniciaremos a aula cantando a música “Pomar – Palavra cantada”. Em seguida apresentaremos algumas frutas e iremos pedir para os alunos identificar de onde vem cada uma, chamando mais atenção para a maçã.
Objetivo: Observar se os alunos conseguem identificar através da musica que assim como outras frutas nascem em suas respectivas árvores, as maçãs nascem das macieiras.
Pomar
Banana, bananeira
Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira
Maçã, macieira
Mamão, mamoeiro
Abacate, abacateiro
Limão, limoeiro
Tomate, tomateiro
Caju, cajueiro
Umbú, umbuzeiro
Manga, mangueira
Pera, pereira
Amora, amoreira
Pitanga, pitanguera
Figo, figueira
Mexirica, mexiriqueira
Açai, açaizero
Saputi, saputizeiro
Mangaba, mangabeira
Uva, parreira
Côco, coqueiro
Ingá, ingazeiro
Jambo, jambeiro
Jabuticaba, jabuticabeira
⦁ Tátil – realizaremos uma dinâmica de forma que todos os alunos participem, vendaremos dois alunos por vez e ambos ao mesmo tempo deverão manusear varias frutas, aquele que descobrir primeiro qual é a maçã ganhará a disputa.
Objetivo: Desenvolver a percepção tátil, trabalhar a competitividade e fazer a interação entre os alunos.
⦁ Visual – Levaremos para a sala de aula uma obra de arte que retrate maçãs, pediremos para que os alunos observem cada detalhe da pintura, em seguida indagaremos, quais as características que as maçãs apresentam? Elas estão saudáveis ou podres? Qual a sua cor? Elas estão em que ambiente? Logo após distribuiremos telas em branco e tintas onde as crianças pintarão as suas próprias maçãs da forma que desejarem.
Natureza morta com maçãs e romãs"The National Gallery, Londres
(PINTOR: GUSTAVE COUBERT)
Objetivo: Trabalhar a percepção visual, desenvolver a criatividade e a autonomia.
⦁ Raciocínio lógico – Distribuiremos receitas do suco de maçã para todos os alunos, em seguida levaremos a turma para o refeitório e será feito o suco mostrando passo a passo o procedimento: 1º escolha as maçãs; 2º lave as maçãs; 3º pique as maçãs e coloque-as no liquidificador; 4º coloque a quantidade de água no recipiente em que estão as maçãs; 5º bata o suco; 6º coe o suco; 7º sirva nos copos e pronto para degustar.
Receita de suco de maçã
Ingredientes
Modo de preparo
Lave as maçãs. Descasque-as em seguida coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.
Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico e estimular a leitura
⦁ Atenção – Durante a preparação do suco, chamaremos individualmente cada aluno e pediremos para que ele coloque as quantidades certas de cada ingrediente que a receita pede.
Objetivo: Aprimorar a atenção e proporcionar a participação do aluno na atividade proposta.
⦁ Memória – Juntamente com a turma confeccionaremos quebra-cabeças onde se vai completar a maçã em vários contextos, tais como, a maçã na feira, no supermercado, em casa e na macieira.
Objetivo: Desenvolver a memória e estimular o trabalho coletivo.
⦁ Linguagem – Apresentar às crianças um texto escrito sobre a maçã. “A maçã é uma fruta muito saborosa e nutritiva, é encontrada nas cores vermelhas, amarelas e verdes”. Em seguida com a participação dos alunos iremos criar uma peça teatral falando sobre os valores nutricionais da maçã.
Objetivo: Desenvolver a capacidade de criação e estimular os alunos a falar sem se intimidar.
⦁ Condutas de habilidades adaptativas
⦁ Comunicação – Faremos uma roda e pediremos para que cada aluno escreva e depois fale algo que saiba sobre a maçã.
Objetivo: estabelecer um diálogo e compreender a importância de ouvir e falar.
⦁ Vida social – Pediremos para cada aluno trazer uma receita que faça com a maçã em seguida faremos uma exposição com estas receitas. Cada um poderá explicar sua receita. Ao final, escolheremos juntamente com os alunos através de votação uma das receitas para ser desenvolvida em sala de aula.
Objetivo: Ensinar o aluno a esperar a sua vez de falar e levar o aluno a compreender como é dada a democracia.
⦁ Vida familiar – Convidaremos as famílias para vir experimentar a receita escolhida e feita com a ajuda dos alunos.
Objetivo: Introduzir a família no âmbito escolar.
⦁ Uso comunitário – Mostrar que a maçã está em diferentes contextos, como nas plantações, supermercados, feiras, através de várias figuras e que é de uso de todos.
⦁ Funcionalidade acadêmica – Levaremos para a sala folders de diversos supermercados e pediremos para os alunos compararem os valores das maçãs, verificando onde elas se encontram mais baratas e qual é a diferença de valores entre elas.
Objetivo: Trabalhar a comparação e a matemática.
⦁ Saúde – Falaremos para os alunos qual a importância da maçã para ter uma vida saudável. Logo após pediremos para os alunos criarem um texto informativo-expositivo em forma de propaganda com o tema “Porque maçã faz bem a saúde?”.
Objetivo: Conscientizar as crianças de que a maçã faz bem a saúde e trabalhar o tipo de texto informativo-expositivo.
⦁ Segurança – Apresentaremos para as crianças cupons fiscais e explicaremos a importância do mesmo para estarmos assegurados, levando-os a entender que todas as vezes que compramos algo, devemos exigir o cupom fiscal para que se esteja estragado ou com defeito, tenhamos o direito de pedir a troca.
Objetivo: Instigar os alunos a sempre se assegurar.
⦁ Trabalho – Elaboraremos uma feirinha onde terão várias bancas com diferentes tipos de maçãs dividiremos os alunos de forma que uma parte deles serão comerciantes e a outra serão consumidores.
Objetivo: Ensinar as crianças como funciona o trabalho dos feirantes
⦁ Autonomia – Durante as compras na feirinha de maçãs faremos tais questionamentos aos alunos: Qual maçã você vai comprar? Porque Você escolheu essa maçã?
Objetivo: Criar em cada criança a autonomia para escolher o que deseja.
⦁ Autocuidado – Ao encerrarem as compras pediremos para os alunos analisarem em quais condições estavam as maçãs que eles compraram na feirinha, explicaremos que devemos ter muito cuidado ao comprarmos alimentos pois podem estar estragados e sem condições para serem ingeridos, falaremos também sobre a suma importância de lavar muito bem os alimentos antes de comer.
Objetivo: Explicar aos alunos a importância de comprar alimentos bons e de lavá-los antes de consumir.
⦁ Definição de Inteligência naturalista
É a habilidade humana de reconhecer objetos na natureza, trata-se da capacidade de distinguir plantas, animais, rochas ou outras características em nosso ambiente. Através desta habilidade que comparamos dados, classificamos características, extraímos significados, formulamos e testamos hipóteses. Por meio da interação e comportamento, como o clima sazonal e as correspondentes alterações nas plantas e animais.
LISTAGEM DAS QUALIDADES DA INTELIGÊNCIA NATURALISTA
As crianças expressam de forma que algumas querem entender como as coisas funcionam, outras podem ser fascinadas com o modo como as coisas crescem, algumas desejam explorar os ambientes naturais e cuidar de seus habitantes e outras, ainda, sentem prazer em classificar objetos e identificar padrões. Alguns destacam-se por sua capacidade de perceber e memorizar distinções, por seu amor pelo mundo natural e/ou pelo um desejo de interagir com suas criaturas ou sistemas.
OBJETIVO GERAL: Trabalhar a maçã no contexto da Inteligência naturalista, nas áreas cognitivas, nas condutas de habilidades adaptativas e de forma interdisciplinar desenvolver a leitura e escrita e a matemática.
METODOLOGIA:
⦁ Área cognitiva.
⦁ Percepções
⦁ Auditiva – Iniciaremos a aula cantando a música “Pomar – Palavra cantada”. Em seguida apresentaremos algumas frutas e iremos pedir para os alunos identificar de onde vem cada uma, chamando mais atenção para a maçã.
Objetivo: Observar se os alunos conseguem identificar através da musica que assim como outras frutas nascem em suas respectivas árvores, as maçãs nascem das macieiras.
Pomar
Banana, bananeira
Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira
Maçã, macieira
Mamão, mamoeiro
Abacate, abacateiro
Limão, limoeiro
Tomate, tomateiro
Caju, cajueiro
Umbú, umbuzeiro
Manga, mangueira
Pera, pereira
Amora, amoreira
Pitanga, pitanguera
Figo, figueira
Mexirica, mexiriqueira
Açai, açaizero
Saputi, saputizeiro
Mangaba, mangabeira
Uva, parreira
Côco, coqueiro
Ingá, ingazeiro
Jambo, jambeiro
Jabuticaba, jabuticabeira
⦁ Tátil – realizaremos uma dinâmica de forma que todos os alunos participem, vendaremos dois alunos por vez e ambos ao mesmo tempo deverão manusear varias frutas, aquele que descobrir primeiro qual é a maçã ganhará a disputa.
Objetivo: Desenvolver a percepção tátil, trabalhar a competitividade e fazer a interação entre os alunos.
⦁ Visual – Levaremos para a sala de aula uma obra de arte que retrate maçãs, pediremos para que os alunos observem cada detalhe da pintura, em seguida indagaremos, quais as características que as maçãs apresentam? Elas estão saudáveis ou podres? Qual a sua cor? Elas estão em que ambiente? Logo após distribuiremos telas em branco e tintas onde as crianças pintarão as suas próprias maçãs da forma que desejarem.
Natureza morta com maçãs e romãs"The National Gallery, Londres
(PINTOR: GUSTAVE COUBERT)
Objetivo: Trabalhar a percepção visual, desenvolver a criatividade e a autonomia.
⦁ Olfativa e Gustativa e – Iremos vendar os olhos das crianças entregaremos para cada participante uma vasilha com varias frutas amassadas e pediremos que sintam o cheiro e saboreiem. Logo em seguida eles terão que dizer qual delas são as maçãs.
⦁ Raciocínio lógico – Distribuiremos receitas do suco de maçã para todos os alunos, em seguida levaremos a turma para o refeitório e será feito o suco mostrando passo a passo o procedimento: 1º escolha as maçãs; 2º lave as maçãs; 3º pique as maçãs e coloque-as no liquidificador; 4º coloque a quantidade de água no recipiente em que estão as maçãs; 5º bata o suco; 6º coe o suco; 7º sirva nos copos e pronto para degustar.
Receita de suco de maçã
Ingredientes
Modo de preparo
Lave as maçãs. Descasque-as em seguida coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.
Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico e estimular a leitura
⦁ Atenção – Durante a preparação do suco, chamaremos individualmente cada aluno e pediremos para que ele coloque as quantidades certas de cada ingrediente que a receita pede.
Objetivo: Aprimorar a atenção e proporcionar a participação do aluno na atividade proposta.
⦁ Memória – Juntamente com a turma confeccionaremos quebra-cabeças onde se vai completar a maçã em vários contextos, tais como, a maçã na feira, no supermercado, em casa e na macieira.
Objetivo: Desenvolver a memória e estimular o trabalho coletivo.
⦁ Linguagem – Apresentar às crianças um texto escrito sobre a maçã. “A maçã é uma fruta muito saborosa e nutritiva, é encontrada nas cores vermelhas, amarelas e verdes”. Em seguida com a participação dos alunos iremos criar uma peça teatral falando sobre os valores nutricionais da maçã.
Objetivo: Desenvolver a capacidade de criação e estimular os alunos a falar sem se intimidar.
⦁ Condutas de habilidades adaptativas
⦁ Comunicação – Faremos uma roda e pediremos para que cada aluno escreva e depois fale algo que saiba sobre a maçã.
Objetivo: estabelecer um diálogo e compreender a importância de ouvir e falar.
⦁ Vida social – Pediremos para cada aluno trazer uma receita que faça com a maçã em seguida faremos uma exposição com estas receitas. Cada um poderá explicar sua receita. Ao final, escolheremos juntamente com os alunos através de votação uma das receitas para ser desenvolvida em sala de aula.
Objetivo: Ensinar o aluno a esperar a sua vez de falar e levar o aluno a compreender como é dada a democracia.
⦁ Vida familiar – Convidaremos as famílias para vir experimentar a receita escolhida e feita com a ajuda dos alunos.
Objetivo: Introduzir a família no âmbito escolar.
⦁ Uso comunitário – Mostrar que a maçã está em diferentes contextos, como nas plantações, supermercados, feiras, através de várias figuras e que é de uso de todos.
⦁ Funcionalidade acadêmica – Levaremos para a sala folders de diversos supermercados e pediremos para os alunos compararem os valores das maçãs, verificando onde elas se encontram mais baratas e qual é a diferença de valores entre elas.
Objetivo: Trabalhar a comparação e a matemática.
⦁ Saúde – Falaremos para os alunos qual a importância da maçã para ter uma vida saudável. Logo após pediremos para os alunos criarem um texto informativo-expositivo em forma de propaganda com o tema “Porque maçã faz bem a saúde?”.
Objetivo: Conscientizar as crianças de que a maçã faz bem a saúde e trabalhar o tipo de texto informativo-expositivo.
⦁ Segurança – Apresentaremos para as crianças cupons fiscais e explicaremos a importância do mesmo para estarmos assegurados, levando-os a entender que todas as vezes que compramos algo, devemos exigir o cupom fiscal para que se esteja estragado ou com defeito, tenhamos o direito de pedir a troca.
Objetivo: Instigar os alunos a sempre se assegurar.
⦁ Trabalho – Elaboraremos uma feirinha onde terão várias bancas com diferentes tipos de maçãs dividiremos os alunos de forma que uma parte deles serão comerciantes e a outra serão consumidores.
Objetivo: Ensinar as crianças como funciona o trabalho dos feirantes
⦁ Autonomia – Durante as compras na feirinha de maçãs faremos tais questionamentos aos alunos: Qual maçã você vai comprar? Porque Você escolheu essa maçã?
Objetivo: Criar em cada criança a autonomia para escolher o que deseja.
⦁ Autocuidado – Ao encerrarem as compras pediremos para os alunos analisarem em quais condições estavam as maçãs que eles compraram na feirinha, explicaremos que devemos ter muito cuidado ao comprarmos alimentos pois podem estar estragados e sem condições para serem ingeridos, falaremos também sobre a suma importância de lavar muito bem os alimentos antes de comer.
Objetivo: Explicar aos alunos a importância de comprar alimentos bons e de lavá-los antes de consumir.
⦁ Definição de Inteligência naturalista
É a habilidade humana de reconhecer objetos na natureza, trata-se da capacidade de distinguir plantas, animais, rochas ou outras características em nosso ambiente. Através desta habilidade que comparamos dados, classificamos características, extraímos significados, formulamos e testamos hipóteses. Por meio da interação e comportamento, como o clima sazonal e as correspondentes alterações nas plantas e animais.
LISTAGEM DAS QUALIDADES DA INTELIGÊNCIA NATURALISTA
As crianças expressam de forma que algumas querem entender como as coisas funcionam, outras podem ser fascinadas com o modo como as coisas crescem, algumas desejam explorar os ambientes naturais e cuidar de seus habitantes e outras, ainda, sentem prazer em classificar objetos e identificar padrões. Alguns destacam-se por sua capacidade de perceber e memorizar distinções, por seu amor pelo mundo natural e/ou pelo um desejo de interagir com suas criaturas ou sistemas.
Comentários
Postar um comentário